sexta-feira, 15 de maio de 2009

Entrevista Astolfo Gomes de Mello Araújo




Não é por acaso que ao visitarmos o Portal da Prefeitura do Município de São Paulo (http://www.prefeitura.sp.gov.br/) na página da subprefeitura de São Miguel Paulista nos enaltecemos com o título “São Miguel a história do Brasil passa por aqui”. O bairro possui alguns dos Patrimônios históricos mais importantes do País como a Capela de São Miguel Arcanjo, Fazenda Biacica e o Sítio Arqueológico Mirim. O Sítio Mirim localizado na avenida Assis Ribeiro é uma Casa Bandeirante do século XVII que possui um imenso valor arqueológico, patrimônio da cidade de São Paulo. Para conhecermos um pouco mais riqueza desse patrimônio solicitamos a colaboração do Dr. Astolfo Gomes de Mello Araújo, Geólogo, doutor em Arqueologia, professor do Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), que trabalhou como arqueólogo do Departamento do Patrimônio Histórico da PMSP e cortesmente no concedeu esses esclarecimentos, que com certeza nos fará cada vez mais preservarmos a história de nosso bairro e da nossa cidade.
Pergunta: Dr Astolfo pode nos explicar o que é um sítio arqueológico? Resposta: Sítio arqueológico é qualquer lugar que apresente vestígios de atividade humana. Pode ser desde o lugar onde um pequeno grupo de caçadores parou para descarnar um animal, até uma cidade inteira. Os sítios arqueológicos são importantes porque constituem o único meio de obtermos informações não escritas sobre o passado.
P: O Sítio Mirim, localizado na av Assis Ribeiro em São Miguel Paulista é um sitio arqueológico devidamente reconhecido?
R: Sim, o Sítio Mirim é um sítio arqueológico cadastrado junto às três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal.
P: Qual a responsabilidade do Estado (nação) em relação ao Patrimônio Histórico?
R: O Estado, não só o Governo Federal, mas também o Estadual e os municípios, tem obrigação constitucional de zelar pela preservação do Patrimônio Histórico, no qual se inserem os sítios arqueológicos.
P: Qual a importância do Sítio Arqueológico Mirim para São Paulo e para o Brasil?
R: O Sítio Mirim é um dos poucos remanescentes de um modo de vida rural, que existia no Brasil Colonial, e que foi quase totalmente arrasado pelo crescimento das cidades. Apesar de estar praticamente destruído do ponto de vista arquitetônico, do ponto de vista arqueológico o sítio está praticamente intacto, uma vez que os artefatos de interesse para a arqueologia estão enterrados. Na região de São Paulo isso quase não existe mais. A preservação desse sítio é indispensável para que possamos ter acesso ao modo de vida e aos artefatos utilizados por essas pessoas que ajudaram a construir a cidade de São Paulo.
P: Qual o cuidado em se manter e preservar o local diante das necessidades decorrentes de utilização dos espaços para o bem da população em geral?
R: O local onde está inserido o Sítio Mirim é uma praça, e é muito bom que assim seja. No entanto, por desconhecimento das características básicas de um sítio arqueológico e das medidas de preservação, foi instalado um campo de futebol em uma área cheia de materiais arqueológicos. Recentemente passei pelo local e percebi que isso foi sanado, o campo de futebol foi mudado de lugar. É importante que se mantenha a praça, mas dado o fato de haver um sitio arqueológico no local, medidas de paisagismo e planejamento do uso do espaço devem ser feitas com o acompanhamento de arqueólogos. A triste verdade é que o Município de São Paulo, o mais rico do país, só tem um arqueólogo contratado para tomar conta da cidade inteira. Nesse ponto, eu questiono a atual capacidade do Município de gerir adequadamente seu patrimônio arqueológico.
Muito Obrigado Dr. Astolfo, o bairro de São Miguel Paulista e toda a cidade de São Paulo agradecem pelos esclarecimentos a respeito desse Patrimônio, que esperamos manter-se devidamente preservado.