sexta-feira, 24 de julho de 2009

Marginal Tietê vai ganhar 3 pontes estaiadas - (fonte: Jornal da tarde)

Marginal do Tietê vai ganhar 3 pontes estaiadas
Estruturas da Freguesia do Ó, Casa Verde e Limão, sentido Castelo, terão os pilares retirados e serão suspensas por estais
FELIPE ODA, felipe.oda@grupoestado.com.br
Três pontes estaiadas serão construídas, até março de 2010, na Marginal do Tietê. As estruturas da Casa Verde, Limão e Freguesia do Ó terão os pilares das pistas local e expressa, no sentido Castelo Branco, retirados e passarão a ser sustentadas por cabos (estais). Dessa maneira, um vão livre, de aproximadamente 70 metros, será criado para a nova pista. Cada estaiada custará R$ 30 milhões.No sentido Ayrton Senna os pilares serão mantidos. A pista central vai correr onde hoje é a local. E esta será feita ao lado, em um recuo (veja arte). O projeto, da empresa Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), faz parte das obras de ampliação da via. A previsão é que as adaptações comecem em setembro.De acordo com Paulo Vieira de Souza, diretor de engenharia da Dersa, a adoção do modelo com estais nas três pontes da zona norte é necessária pelas condições do terreno e do traçado viário. “No sentido Castelo Branco, nas pontes Freguesia, Limão e Casa Verde, a futura pista central ‘bate’ nos pilares centrais. Situação que não acontece no sentido Ayrton Senna. As pontes estaiadas serão instaladas onde é tecnicamente necessário. Estudamos várias opções”, diz Souza.Entre as opções avaliadas, a Dersa afirma que o modelo de arcos foi descartado por ser antigo, pela necessidade de reconstruir a ponte e ter o custo próximo aos da estaiada. “O custo de uma estaiada ou em arco é o mesmo. Uma ponte em arco ainda tem a desvantagem da manutenção periódica.” No entanto, Gilberto Piva, membro da Associação Brasileira de Engenheiros Civis e vice-presidente do CREA-PR, e Catão Francisco, projetista estrutural da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, na Marginal do Pinheiros, e das três pontes estaiadas da Tietê, contestam os valores. “As estaidas são um pouco mais caras do que a solução em manter os pilares. Paga-se 10%, 20% a mais do que em um modelo de ponte tradicional”, afirma Francisco.Além da retirada dos pilares centrais, os estais permitirão a demolição de pilares mais estreitos que separam as faixas da pista expressa, no sentido Castelo Branco. Os pilares só serão demolidos após a construção dos estais. O tamanho do canteiro central, que pode ser transformado em pista sem a necessidade de desapropriações, também foi levado em conta. Souza acrescenta que os vãos, entre o tabuleiro das pontes e as pistas, ganharão em altura e poderão ficar com 5,50 metros, um metro a mais do que a altura atual. Outro ponto favorável citado pelo diretor é a possibilidade de “adaptar” uma ponte ao modelo estaiada, sem a necessidade de reconstruí-la e a logística da/ obra. “A estaiada não precisa demolir a ponte, não produz muito entulho. O impacto de uma demolição na Marginal do Tietê seria muito negativo para o tráfego.”Sem interdiçõesPara não complicar ainda mais o trânsito nos 24,5 km de extensão da Marginal da Tietê, a Dersa alega que trabalhará “diuturnamente” e não haverá interdições no fluxo de veículos,que trafegam tanto pelas pontes quanto pela via. Veja os caminhos alternativos para driblar as obras na marginal“Tudo aquilo que tem intervenção na pista será feito à noite e o que não interfere diretamente na pista será feito de dia”, garante o diretor da Dersa. Francisco, porém, acredita que o impacto no viário é inevitável. “O projeto está sendo feito, no sentido de executar a obra, preservando o tráfego. Claro que teremos algum empecilho, algumas faixas terão que ser interditadas em períodos críticos da obra.”A execução das pontes estaiadas será feita pelo Consórcio Desenvolvimento Rodoviário, formado pelas construtoras EIT e Egesa, contratadas por meio de licitação para a construção do lote 1 da Nova Marginal do Tietê, que engloba o trecho entre a Ponte das Bandeiras e o viaduto da CPTM, nos dois sentidos, orçado em R$ 333.196.648,35. Acompanhe as obras na Tietê pelo hot site: www.novamarginal.sp.gov.br.CONTROLEA Dersa promete entregar, em setembro do ano que vem, um Centro de Controle Operacional das Marginais (CCO)O projeto prevê a instalação de câmeras de monitoramento ao longo das marginais, painéis de mensagens variadas (orientando sobre desvios, acidentes, excesso de altura) e detectores de peso, altura e velocidadeO CCO será operado pela Dersa e CET, que definirão o local onde a base será construídaO diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, garante que as marginais serão muito mais monitoradas do que as estrada brasileirasESTAIADAS PRONTAS EM MARÇOSegundo a Dersa, as obras para transformar as pontes Casa Verde, Limão e Freguesia do Ó, no sentido Castelo Branco, em estaiadas ficarão prontas em março de 2010 e deverão ser iniciadas em setembro deste ano. A empresa também garante que não haverá interdições nas pontes e pistas da Marginal do Tietê. “Risco zero de problema”, afirma Paulo Vieira de Souza, diretor de engenharia da Dersa.