sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sítio Arqueológico Mirim – O descaso com o bem cultural

Sítio Arqueológico Mirim – O descaso com o bem cultural


A conservação do bem cultural é de interesse geral, tanto do poder público como dos proprietários e de toda a comunidade. Entretanto, o proprietário do bem tombado é o primeiro responsável por sua integridade, conservação e reparação.

Não é isso que está acontecendo com o Sitio Arqueológico Mirim localizado na av Assis Ribeiro, bem tombado pelo município de São Paulo aos cuidados do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura.

Dr. Astolfo Gomes de Mello Araújo, Geólogo, doutor em Arqueologia, professor do Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), que trabalhou como arqueólogo do Departamento do Patrimônio Histórico da PMSP, fala sobre a importância do Sitio Mirim para São Paulo e o Brasil: “O Sítio Mirim é um dos poucos remanescentes de um modo de vida rural, que existia no Brasil Colonial e do ponto de vista arqueológico o sítio está praticamente intacto, uma vez que os artefatos de interesse para a arqueologia estão enterrados. A preservação desse sítio é indispensável para que possamos ter acesso ao modo de vida e aos artefatos utilizados por essas pessoas que ajudaram a construir a cidade de São Paulo”

Fotos recentes do local mostram a falta de conservação; visita-lo e sentir um pouco da história de São Paulo, torna-se um risco à integridade física.

São Paulo merece maior atenção para a sua história.